19 setembro 2013

Gatos e água sanitária: porquê alguns felinos são encantados por esse produto




Hoje iremos falar de um tema que desperta a curiosidade dos donos de gatos: a paixão que alguns deles sentem pelo cheiro da água sanitária.  Os gatos reagem de forma diferente aos estímulos que são submetidos. Por isso que temos o cuidado de dizer que alguns  podem se comportar de determinada forma, enquanto outros optarão por outra maneira. Isso vale para todas as coisas, indo desde a marca da ração, da areia, à atração para arranhar alguns tipos de tecido ou objetos da sua casa.

Porque o gato simplesmente começa a rolar no solo, a miar alto, a querer esfregar o rosto no chão ao sentir o cheiro da água sanitária? A resposta não é exata, mas há estudos que mostram que pelo menos um dos componentes químicos da água sanitária, a lixivia – um composto baseado no hipoclorito de sódio -, assim como outros produtos à base de cloro, desperta um efeito similar ao do catnip – uma planta que tem, entre suas propriedades, substâncias que deixam os felinos felizes. Como a parte do cérebro do gato responsável por identificar cheiros é muito mais elaborada do que a humana, o felino consegue perceber aromas “invisíveis” que são desprendidos de produtos e podem desencadear um efeito hormonal no corpo dele. Esse é o caso da água sanitária, que por ter partículas voláteis, acaba sendo percebido por alguns gatos que reagem ao estímulo recebido.

Essa percepção dos gatos mais sensíveis, no entanto, não é similar. Conforme disse, os felinos são diferentes e a forma como lidam com o estímulo recebido também seguirá um padrão desigual. Duas são as possíveis interpretações que o gato pode dar à lixívia: a primeira seria àquela provocada pelo catnip e uma segunda seria entender o odor como se fosse um feromônio. Se o seu gato apenas rola no chão feliz, esfrega o rosto nos objetos perto de onde foi passada a água sanitária, então ele se enquadra no primeiro caso. Se, no entanto, ele tiver uma postura mais incisiva, como correr em direção ao cheiro e começar a miar ou mesmo urinar, então o seu gatinho se enquadra na segunda categoria. Nessa, você terá que ter mais cuidado a fim de evitar um estímulo desnecessário e ilusório que apenas serve para deixá-lo confuso e incerto do que se passa no território de sua casa. Caso queira, opte por usar outro produto que não tenha hipoclorito de sódio para limpar a sua casa.

55 comentários:

  1. Nossa.. Eu achava que era loucura minha achar que meu gato ficava "vadio" ao sentir cheiro de agua sanitária. Kkk
    muito legal o texto ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em casa quem fica louca é minha mocinha lalinha

      Excluir
    2. O meu gato fica completamente taradinho.... mesmo castrado kkkk. Sem chance de usar, porque a outra gatinha tem que ficar fugindo o tempo todo. Vai de água e sabão mesmo

      Excluir
  2. A minha Filó fica doidona com água sanitária...rs E não sabia pq, obrigada pelas informações!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou do post. Veja meu outro blog onde compartilho nossa rotina e dicas de maquiagem e moda.
      lalashowbil.wordpress.com

      Excluir
  3. Em casa é uma maratona limpar a casa, são 9 gatos rolando no chão e tentando pegar o rodo kkk gastei um dinheirão em Feliway e a água sanitária faz quase o mesmo kkk, acho que até melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Roberta, agora você me fez rir sem. Imagino sua maratona.

      Excluir
  4. Meu gato fica lombrado quando senti o cheiro de água sanitária

    ResponderExcluir
  5. Meu gato fica lombrado quando senti o cheiro de água sanitária

    ResponderExcluir
  6. Meu Thomas rola tanto no chão quando sente o cheiro, e como nunca tive gatos, achei estranho no início, então decidi pesquisar. Muito obrigada, parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  7. meu gato ama o cheiro do cloro, toda vez que uso ele vem correndo e fica rolando no chão e mordiscando meus pés, é um barato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai da bem que você leva numa boa Solange. Obrigada pela participação.

      Excluir
  8. A minha Lulu também, fica rolando no chão, mia, empina a bundinha parece que está no cio e olha que é castrada. Não sabia disso. Obrigada pela informação.

    ResponderExcluir
  9. A minha Lulu também, fica rolando no chão, mia, empina a bundinha parece que está no cio e olha que é castrada. Não sabia disso. Obrigada pela informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada. Eu que agradeço pela participação.Seja sempre bem vinda. Bjs

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, minha Nina começa a rolar no chão e se esfregar nos objetos próximos, eu achava que era pelo fato de não sentir mais seu cheiro no local. Adorei a matéria!

    ResponderExcluir
  12. Legal! Meu Preto fica muito loco quando lavo o banheiro e jogo Água sanitária, deita e rola no chão. Parece até que está num barato, engraçado que o mesmo comportamento acontece com azeitona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho seis, todos castrados, mas só lalinha faz isso.

      Excluir
  13. Tenho quatro em casa, mas apenas uma enlouquece com o cheiro. Rola, se joga, mia. Muito engraçado. Ainda semana passada estava pensando a respeito disso. Obrigada pela explicação

    ResponderExcluir
  14. Tenho quatro em casa, mas apenas uma enlouquece com o cheiro. Rola, se joga, mia. Muito engraçado. Ainda semana passada estava pensando a respeito disso. Obrigada pela explicação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja sempre bem vindo Haidee. Eu que agradeço pela participação.

      Excluir
  15. bacana agora ja sei pq os meus viviam se rolando no chão e ficando mais carentes do o normal entendi é o tal ferormonio bem explicado muito obrigado Daniele Barros suas respostas me ajudaram bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela visita e participação.

      Excluir
  16. Posso substituir agua sanitária por qual produto???

    julip6@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá acabei de fazer um post respondendo a sua pergunta. Vou passar o link
      http://manualdosgatos.blogspot.com.br/2016/06/gatos-e-agua-sanitaria-como-substituir.html?m=0

      Excluir
    2. Oi Juliana o link que te deixei no comentário anterior te direciona para o post que fiz citando os produtos que vc pode usar.

      Excluir
  17. gente ... eu tenho um gato tarado em casa , bom disso eu sempre soube mas isso explica o motivo dele ficar miando loucamente olhando para a janela do banheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk. Essa foi boa Vitória. Obrigada por participar.

      Excluir
  18. kkkk e eu me matando de plantar catnip e o cloro faz isso! E todo mundo achando que sou doida em dizer que meus gatos ficam no maior "barato" quando limpo a casa com cloro, um chega a lamber o chão. agora eis que acho o motivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos ficam mesmo bem doidões. A maluca não é vc. Kkkk

      Excluir
  19. Ainda bem que minha Cherie nem liga pra água sanitária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em casa eu tenho cinco Thays. E só minha lalinga fica maluquinha.

      Excluir
  20. Hahahah bem q eu notei que minha gata ficava toda loka quando eu voltava da natação cheirando a cloro kkkk. Interessante saber, obrigado pela informação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk. Ri demais com sua gatinha. Pra mim é um prazer ajudar. Qualquer sugestão de post é só deixar nos comentários. Abraços.

      Excluir
  21. Minha Cyndi ama água sanitária, rola no chão, mía, gruda nos meus chinelos e fica namorando eles por um tempo bom...Charles detesta!

    ResponderExcluir
  22. Minha Cyndi ama água sanitária, rola no chão, mía, gruda nos meus chinelos e fica namorando eles por um tempo bom...Charles detesta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Clayton, os gatos podem reagir de formas diferentes. Tenho cinco e só minha lalinha fica doida.

      Excluir
  23. OBRIGADA!!!!!! Eu sempre vejo a Sofia lokona quando uso água sanitária, e nunca entendi. Ela se rola no chão, esfrega, cheira, muito engraçado.

    ResponderExcluir
  24. Meu gato bebeu água sanitária, mas não estava pura e sim diluída em alguns litros de água comum. Aqui na minha cidade não tem veterinário. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  25. Meu gato bebeu água sanitária, mas não estava pura e sim diluída em alguns litros de água comum. Aqui na minha cidade não tem veterinário. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta, ofereça leite a ele. O leite tem enzimas que podem amenizar o efeito do envenenamento. Também causa diarreia na maioria dos gatos o que também ajudará a eliminar a ingestão. Dê notícias, por favor.

      Excluir
  26. Mas esse comportamento apontado como felicidade é similar ao de Gatas quando estão no cio. Por exemplo, lembro da minha Clare antes de ser castrada, no primeiro cio dela, ficava igual uma minhoquinha no chão, nadando de costas e se esfregando em tudo. Ela nunca mais apresentou esse comportamento, até o dia em que entrou em contato com o cheiro de agua sanitária HUAAHEUAHE

    Mas sim, sem miar para sair, como fazia antes. Apenas dengosa e roladora. É como se eles quisessem impregnar o cheiro neles.

    Mas é muito engraçadinho. Ela fez isso hoje e eu encontrei esta pagina ao pesquisar a respeito.

    ResponderExcluir
  27. tenho 9 gatas e 1 gato e 3 gatas ficam doidinhas quando uso água sanitária na casa, cheguei até a pensar em não comprar mais, porque achei que fosse por causa do forte cheiro que elas ficavam assim.
    bacana a explicação.valeu

    ResponderExcluir
  28. depois de meses resolvi pesquisar porque minha Bibi rola no chão me morde ela é castrada (mordidas de amor)..kkkkk

    ResponderExcluir
  29. Meu gato entrou no banheiro que estava sendo limpo com agua sanitária...simplesmente apagou, peguei ele correndo, desacordado, mole...levou 1 minuto assim...desde então não deixo se aproximar. Pra mim foi assustador, nunca mais.

    ResponderExcluir
  30. Peço licensa neste espaço para divulgar os riscos sobre a intoxicação causada pela água sanitária que pode levar inclusive a morte do animal.
    https://dicaspeludas.blogspot.com.br/2016/06/gato-agua-sanitaria-prazer-que-pode-ser.html

    ResponderExcluir
  31. Os meus gatos, depois q uso água sanitária, ficam me mordendo nas mãos!!! De leve claro...m

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...